Buzz, o twitter do Google

Outro Google Wave? Mais uma coisa que vai falhar?

É fato que já estamos todos de saco cheio de testar novas redes, novas tecnologias, ferramentas, etc. Outra coisa é que é um lançamento do Google, e, assim como qualquer coisa que a Apple lance, vão dizer que desta vez vai falhar. Do mesmo jeito que faziam com a Microsoft, até acertarem. É aquele esquema de: viva pensando que vai morrer, um dia você acerta.

Não precisa integrar, nem montar a rede
O que eu achei interessante é que o Buzz é simplesmente a atualização do status do Gtalk, como o status do MSN. Já está integrado com toda a rede google. Assim, muito mais gente vai passar a usar. Gente normal, não especialistas em mídias sociais, que estamos já de saco cheio disso.

Twitter pessoal, outra vez
O outro detalhe: privacidade. No Buzz, você compartilha com seus contatos do Gmail. Logo, é preciso saber o meu email pra falar comigo. E não é o endereço mais público que eu tenho (apesar de estar disponível por aí). Então, não teremos coisas como 20.000 seguidores. É o lugar onde você vai poder postar: “tô descendo pra almoçar na Rambla, quem vem?”, e não links para artigos do Mashable sobre redes sociais.

E se falhar?
Gosto muito do conceito de falha. O Second Life é uma falha porque todo mundo falou dele, e agora ninguém mais fala. Mas ainda tem uma quantidade de negócios e usuários suficiente para manter a empresa funcionando e dando dinheiro. E não serve pra todo tipo de publicidade. Por isso, você não vê mais especialistas falhando, mas garanto que muita gente (eu inclusive) aprendeu um monte de coisas com o hype, lá por 2006. O Google Wave é horrível? Depende. É uma ferramenta sub-utilizada, porque é complicada de usar, e requer que muita gente esteja usando ao mesmo tempo. Mas tem muita gente usando. #fail porque não é pra todo mundo, a panacéia universal. Mas, na Long Tail, é um sucesso.

E estamos falando de internet. Se você simplesmente sabe o que vai funcionar e o que não vai, muito obrigado pela visita, Steve Jobs. Quer dizer, até o Steve erra.

A gente só descobre por tentativa e erro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.