e se nós estivermos vivendo o fim de uma nova idade média?

Vocês já pararam pra pensar como as pessoas do futuro vão classificar o tempo em que estamos vivendo? Imaginem uma redação de segundo grau escrita daqui a duzentos anos. Perdoem as falhas de escrita, é um formato inglório, e eu sempre tirei notas baixas. Até tive um professor que me mandou desistir do vestibular.

Redação: As Idades Médias e o conhecimento.

Depois de um longo período de guerras e disputas que surgiu logo após a criação de um novo esquema de governo (feudalismo/imperialismo globalizado), a evolução rápida d tecnologia e conhecimento em lugares como Florença / Palo Alto permitiu que pessoas intercambiassem conhecimento e abandonassem a antiga forma de vida, na qual poucos exploravam a muitos e todos exploravam o planeta de maneira bruta e inconsequente.

Em nome de conceitos atrasados como reinos, nobrezas, pátrias e religiões, as pessoas se dividiam em bandos de relativa ignorância, que lentamente foi sendo destruída pelos livros/internet.

A mudança, entretanto, não foi rápida. Tardou muito tempo para que qualquer pessoa pudesse ler ou acessar toda a informação disponível livremente. Uma parte da humanidade, privilegiada pelo modelo antigo (reis, corporações, povos e países), tentou manter o status quo enquanto pode.

Como reflexo, uma espécie de contra-reforma ludita-religiosa, tentava combater o avanço, baseada no argumento de que “sempre foi assim, por que mudar?”.

Hoje, é impossível imaginar uma sociedade na qual (o rei pode condenar qualquer um a morte/um grupo de pessoas pode condenar outro à morte baseado em critérios financeiros), mas durante muito tempo a humanidade viveu assim.

Estes períodos são conhecidos como a Segunda e Terceira Idades Médias, e acabaram por consequência da invenção da imprensa e da rede. A Primeira Idade Media ocorreu no período entre a extinção dos dinossauros e a invenção da escrita. A Segunda, entre a Revolução Industrial e o Grande Crack dos Governos Mundiais.

* Este post é fictício. Eu não viajei pro futuro, só na maionese, ok?

4 Comments on “e se nós estivermos vivendo o fim de uma nova idade média?”

  1. Tarrask,

    Mas que iluminismo fraco esse teu, que ainda mantém esse tipo de redação nas escolas.

    😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.