Estatísticas

Artigo publicado no Jornal Contraponto, de João Pessoa-PB, em 2008.

Vi uma apresentação online chamada Did you know – shift happens. São somente dados que provam que o mundo realmente mudou, e a maioria das pessoas ainda não consegue ver onde. Vou dizer algumas e deixar um comentário depois. Se você se interessar mais, googleia. Se não souber, peça para alguém que sabe.

Existem mais pessoas inteligentes na China do que pessoas nos Estados Unidos. Um mundo que tenha os US and A como centro é antigo.

A quantidade de informação produzida em 2007 é maior do que nos últimos 5000 anos. A maioria das coisas que um estudante deve aprender hoje não foi ensinada aos seus pais. Aliás, nem aos seus irmãos mais velhos.

As 10 profissões que mais vão necessitar mão de obra em 2010 não existiam em 2004. Ou seja, o mundo não precisa mais de tantos advogados, médicos ou publicitários. Principalmente dos últimos.

A quantidade de pessoas conectadas ao MySpace já supera os 110 milhões, mais do que a população do México e um pouco menos que a do Japão. E essas pessoas são as mais ricas do mundo. O maior, melhor e mais importante mercado consumidor.

Uma página criada por um estudante de 23 anos chamada Facebook vale mais do que a Ford Company, juntando aí todas as outras marcas, inclusive Jaguar e Land Rover, que já foram vendidas à Tata, uma empresa hindu. Valor na internet pode ser valor real. E maior do que a empresa-símbolo do capitalismo industrial. Saímos da era do Taylorismo-Fordismo para a era do Googlismo-Facebookismo. E os estudantes universitários brasileiros ainda estão discutindo FMI e Trotsky.

Em 2013, um computador vai superar a capacidade de processamento da mente humana. Eles não terão sentimentos, mas vão sonhar com ovelhas elétricas?

Na década de 2020, um computador de 1000 dólares vai ter a capacidade de processamento de um cérebro. Ou seja: qualquer pessoa inserida dentro do mercado mundial vai ter acesso a um cérebro auxiliar. Alguém consegue parar de imaginar o que é possível fazer com isso?

A Nintendo, uma empresa de videogames japonesa, investe 5 vezes mais em pesquisa em desenvolvimento ao ano que o governo dos US and A. Isso significa que, para fabricar o controle remoto do Nintendo Wii, um videogame caseiro, foi gasto mais do que todo o orçamento brasileiro para ciência, tecnologia e tal. Sem descontar os 10% das comissões.

Google tem planos de mandar uma nave tripulada à Lua. Quem chegará primeiro? Os chineses?

1 de cada 8 casamentos nos US and A em 2007 foi entre pessoas que se conheceram online. Apenas 1/3 das pessoas vivem em famílias “tradicionais”, com pai, mãe e filhos.

Senhores: a família de hoje não é como há 50 anos; o trabalho de hoje não é como há 20 anos; a educação não é como há 10 anos; a tecnologia não é como há 5 anos; o conhecimento não é como o ano passado; o mundo de ontem é diferente do mundo de hoje. Times, they are a-changing, cantava Bob Dylan, na única coisa que não muda nunca: a mudança.

Não são tempos maravilhosos os que vivemos?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.