O fim da conversa sobre promoção no twitter

Como explicar pros alunos que conseguir RT sem objetivo não chega longe?
Então, chegamos ao problema de Dirceu e dos alunos. Como fazer essa galera queimar neurônios e pensar em algo mais divertido?

  • Sendo reflexivo: pergunta em classe, a todos os alunos: vocês realmente dariam RT a isso? Ficam com alguma imagem de marca? Vocês são fãs de alguma marca que faz isso? Vocês realmente acham isso bom, 02?
  • Mostre este link para eles. Todo mundo faz sorteio, de um monte de produtos: pen drive, ingresso, camiseta, etc. Leia a lista inteira de marcas que estão anunciando. Se você lembrar de todas elas e der RT neste post, eu faço uma promoção pra você.
  • Explique a diferença entre o mundo digital e o mundo real. Que é nenhuma. Liste as vantagens e desvantagens no *marketing tradicional* de se fazer promoções. Todas elas se aplicam ao twitter. E também a qualquer outra rede social.
  • Faça uma promoção real no twitter. Invente um produto. Escolha um produto qualquer. Um serviço. Faça algo acontecer de verdade. Quando os grilos começarem a cantar que a promoção falhou estrepitosamente, os alunos vão aprender muito mais do que fazendo uma campanha de sucesso. E se eles conseguirem um viral, terão aprendido ainda mais.

Ok, há professores que têm medo de reprovar alunos, dizer que o trabalho está ruim, mimimi, whiskas sachê, etc e tal. Mas é preferível ter um professor que diga que a tua ideia é uma bosta completa a um que te aprove, te solte no mercado de trabalho e quando você chegar lá (olhe, daqui a 3 anos o twitter não vai existir como o conhecemos), nenhuma das suas promoções vai funcionar.

Ou, nas sábias palavras RT pela filósofa e übercomunicóloga Aline Valek: “Professores de publicidade, por favor, reprovem mais alunos medíocres e incentivem alunos capazes de ser o futuro do mercado.” (via @olhuz)

Soluções?

Ninguém vai dar de mão beijada, mas o Brian Solis fez uma lista de coisas que dá pra fazer com um twitter corporativo que não são simplesmente o básico RT para entrar no sorteio. Visitem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.