O melhor lugar para morar no Brasil

Sempre que alguém me pergunta se queria morar no Brasil, respondo que não sei. Não tenho muita certeza do lugar pra onde iria, então fico na dúvida.

Tenho uma lista de pré-requisitos imensa, e só hoje consegui sintetizar em uma só frase.

É uma cidade praiana que não seja uma capital.

Tamanho é documento.

Não gostaria de morar num lugar tipo São Paulo, absurdamente grande. Sei lá, corro o risco de morar longe, ou engarrafar, ou conhecer uma pessoa maravilhosa que mora longe. Já morei em Madri, e acho aquilo lá o extremo de tamanho. Por exemplo, morava relativamente perto do centro, mas nunca podia marcar nada num bar com um amigo que também morava relativamente perto do centro, mas do lado Norte. Uma combinação errada de metrô e tome uma hora de viagem.

Também não posso morar numa cidade muito pequena. Por enquanto, para trabalhar com publicidade, é necessário ter uma rede de relacionamentos, clientes grandes, uma estrutura que não é possível ter em Pilões, no interior da Paraíba. Quando der pra fazer tudo isso à distância, eu vou.

Capital? Cidade com governador, câmara, etc?

Mas, ao diminuir o tamanho da cidade, criamos outro problema. Não queria morar numa capital de Estado. No Brasil, dada a nossa cultura colonial, o centro é o lugar cheio de advogados engravatados, vossas excelências, carros, burocracias. Morei em João Pessoa, uma cidade que vive de ser capital. Não curto aquela vibe que todo mundo é otoridade, parente de otoridade ou trabalha pra otoridade. A coluna social apresenta as pessoas pelos cargos, não pelas profissões nem pelos sobrenomes. Além do que, profissionalmente, há mais trabalho interessante em Caruaru que em João Pessoa, e são cidades do mesmo tamanho.

A praia

Praia, né?

Mas Caruaru está a uma centena de quilômetros da praia. Não frequento muito, não sou tanto de tomar sol, mas as cidades praianas transforma a personalidade das pessoas, coletivamente. O ser humano nasceu pra viver perto do mar (ou pelo menos eu sou desse tipo).

Meu imenso desconhecimento geográfico

Talvez meus critérios não estejam 100% afiados, mas acho que a única cidade que conheço (de nome) que poderia encaixar, é Blumenau. Vocês podem indicar outras?

0 Comments on “O melhor lugar para morar no Brasil”

  1. Blumenau com praia? lol

    Acho que a unica cidade que deve se encaixar nesses parâmetros é Santos.

  2. obrigado pela sua opiniao sincera ,voltei a pouco para o brasil ,fiquei fora 12 anos e estou morando no rio no momento ,mais estou procurando uma cidade mais tranquila ee c. praia para morar pensei em natal,tinha pensado em joao pessoa mais suas dicas foram fundamental para mim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.