Ou você cria, ou você quebra. Não tem outra.

O ser humano só tem três modos: construir, destruir e ficar parado. O terceiro, inclusive, pode ser uma variação do segundo, porque destrói o tempo. E se você parar bem para pensar, tudo o que você faz está construindo ou destruindo algo.

[Pausa pra você tentar pensar uma possibilidade de eu estar errado. Pronto. Passou]

No comecinho da nossa vida na Terra, deixamos de ser animais porque passamos a utilizar ferramentas. Naquele instante em que o macaco transformou o osso em porrete, surgiu a primeira, e a tecnologia.

Tecnologia é o processo de construir, obter e utilizar ferramentas, segundo a Wikipedia.

Porque eu adoro a internet:

Como todas as grandes ferramentas da humanidade, como a roda, a pólvora, a explosão controlada, a dinamite, a escrita, o uso do petróleo, o átomo e tal, a Rede Mundial de Computadores™ tem um poder absurdo. Pode ser usada para muita coisa, mesmo. Desde tornar a pornografia ubíqua até permitir a criação de um substituto para os alimentos que erradique a fome. De acabar com a universidade através da universalização do conhecimento até acabar com governos.

Todo dia, mesmo, desde que entrei na rede, eu vejo algo extremamente importante sendo criado pela humanidade.

A ressalva é a Lei de Parker1. Também tem muita coisa ruim, muita gente usando a capacidade da rede pra fazer merda. Culpa do primeiro parágrafo, não da internet. São as pessoas que usam o poder errado.

Exemplo foda do dia:

A razão deste texto é bem simples: eu vi uma pegadinha online absurdamente emocionante. Dessas de deixar lagriminhas até em quem tem coração de pedra feito eu. Dessas que você começa achando que vai dar tudo errado, que vai ser uma sacanagem.

Um cara que tem um canal no youtube chamado Magic of Rahat chegou pra um mendigo chamado Eric e deu a ele um “bilhete premiado”, e mandou que ele trocasse o bilhete numa loja. O caixa da loja já sabia da história e ficou de dar 1000 dólares pro cara. O vídeo é emocionante, a expressão de gratidão de Eric impressiona. E então a Internet enlouqueceu.

O vídeo foi visto por uma cacetada de gente. Vários se voluntariaram para dar uma grana pro cara, e então o Rahat criou um site, juntou 44 mil dólares e montou uma casa pro Eric. Foi lá, de surpresa, e trouxe o Eric pra casa nova.

Sem muito mais enrolação, pegue um lenço e assista o vídeo. E lembre-se sempre que toda ferramenta que você usar, seja uma pistola ou uma caneta, só pode ser usada para duas coisas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.