OvidioCOIN

Desde 1990, a União Europeia passou por um grande projeto de unificação dos sistemas de educação. O Acordo de Bolonha unificou as titulações, os sistemas de créditos, as revalidações de diplomas de um país para o outro, desburocratizando o conhecimento e permitindo sistemas de intercâmbio e troca de conhecimento como o Erasmus e o Leonardo, que permitiram que milhares de estudantes vivessem e estudassem em outros países, com resultados muito positivos.

Uma das funções da universidade é garantir que os estudantes e professores acreditem os seus cursos, diplomas e conhecimentos. Atualmente, utiliza-se uma forma de contagem de créditos, equivalentes a uma determinada quantidade de aulas, actividades e exames. Antigamente, o conhecimento era acreditado através de papéis timbrados, selos, assinaturas e demais perrengues burocráticos.

Hoje em dia, podemos utilizar uma nova forma de tecnologia, o blockchain, para simplificar e garantir os Curriculum Vitae de alunos, professores e pesquisadores de uma maneira mais simples. Através de um sistema descentralizado, seguro e rápido, no qual cada universidade emita os créditos válidos, aceites por todas as outras, e que os alunos possam manter e comprovar, sem a necessidade de papéis, assinaturas, autenticações, selos e demais trâmites burocráticos. O software seria capaz de garantir a legitimidade dos créditos.

Cada crédito, ou OvidioCOIN (em homenagem ao poeta romano Ovídio), serve para identificar cada um passos acadêmicos, cada nota ou crédito, e cada instituição seria capaz de emitir esta acreditação para os seus alunos. Assim, quando necessitar provar que é licenciado, um usuário simplesmente poderia entrar na base de dados, pública e transparente.

Não seria algo incrivelmente difícil de implementar. Na realidade, é bem mais simples até do que os atuais bancos de dados falíveis e corruptíveis que cada uma das milhares de instituições de ensino superior do continente usam. E o que é mais incrível: se fosse adotado pela Europa, cujo sistema engloba vários países em diferentes idiomas, seria facilmente transplantável para o resto do mundo.

E tudo nesta ideia começou como uma pequena piada interna.