Pra quê serve a publicidade? Ela faz as pessoas comprarem?

Por quê as pessoas compram produtos de marca? Por quê gasta-se tanto dinheiro com anúncios, com pesquisa, com focus groups? Como isso funciona? Qual é o valor da publicidade?

Porque a publicidade conta uma história. Comprar é dizer algo. É afirmar algo.

Os produtos que têm um valor simbólico agregado normalmente custam mais caro, têm um recall de marca maior e termina agradando mais ao público, por isso, as marcas mais ricas e cobiçadas sempre têm um grande trabalho de publicidade e relações públicas funcionando. O lucro se torna maior para essas empresas e, no fim, toda a cadeia produtiva termina ganhando mais.

É importante frisar que a publicidade, por si, não é garantia de venda nem de satisfação do público consumidor. Mesmo quando compra um produto por ser afeito à marca, por algo que não suas características técnicas, o público não ficará satisfeito caso haja algum problema, vício de produção, mal-atendimento ou defeito. O discurso publicitário pode servir como mote para a compra, mas a garantia de uma nova compra, ou mesmo de opiniões favoráveis a outros futuros consumidores é toda da qualidade intrínseca do produto, que pode ser, no máximo, influenciada pela sua percepção da comunicação. Em nenhum momento pode-se acreditar que somente a publicidade pode fazer tudo o que o marketing precisa fazer.

Vocês notaram o tom iludido-idealista de que os consumidores têm o poder de decidir? Naquela época, era ilusão. Hoje, Google manda, e eu realmente acredito que a gente só compra o que quer, exceto em casos de monopólios, como telefonia e bancos. Neste caso, todos são uns ladrões mesmo e pronto. 😛

O principal livro no qual me baseei para escrever o texto era o Herói e o Fora-da-lei, de Margareth Mark e Carol Pearson, que tinha um parágrafo-chave:

“Se as companhias realizam significados no mesmo nível da qualidade dos seus produtos, elas ajudam seus consumidores em duas maneiras: (1) oferecendo um produto ou serviço funcional e (2) ajudando pessoas a experimentar significado em suas vidas. Se não conseguem, é difícil que consigam lealdade às suas marcas.”8

3 Comments on “Pra quê serve a publicidade? Ela faz as pessoas comprarem?”

  1. TAsk, feliz por voce estar revendo sua monografia da graduaçao. Cheira a maturidade e renovação… Em more about me, voce se diz ainda parado !!! Deixa de agouro menino, ce agora é justinmind.com

  2. Tarrask querido. Eu podia muito bem chegar aqui e dizer que acho teus textos foda, que vc é o cara mais inteligente do mundo e que eu vou roubar a tua escova de dentes pra clonar teu DNA. Mas ambos sabemos que isso não é verdade HE HE HE. Ok, meia verdade. Acho sim teus textos foda, porque me fazem pensar. Parece pouca merda, mas não é. Texto que te faz refletir, faz linkar mil propagandas com o que você leu – isso é relevância, isso é conteúdo. Faz pouco tempo que sou adepta dessa denominação rs, mas ja gosto atarraskadamente do seu blog. REFERÊNCIA! (thumbs up)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.