Quando ficar offline? Quando desligar o telefone?

Os códigos de conduta social estão mudando junto com as redes sociais, né? Quando você deve desligar o telefone? Pode usar em sala de aula? É falta de educação?

Não sei e não vou responder. Acho que isso tudo depende de um contrato social entre muitíssimas pessoas, e que varia de acordo com lugar, país, costumes, etc. Mas penso em várias coisas:

  • Não devemos usar o sms na escola. Mas podemos olhar pra janela e pensar em algo mais interessante que os afluentes do lado direito do Amazonas. O cérebro está offline.
  • Algumas pessoas têm telefones celulares do trabalho e de casa. Uns, para evitar receber ligações pessoais enquanto estão trabalhando, outros para desligar o trabalho quando saem porta afora. Outras, ainda mais ridículas, para que a empresa pague a conta das ligações pessoais, mas não das privadas.
  • Vi agora um tweet, do @dbndr: “RT @redator Coordenador de Mídias Sociais ao analista: – É a terceira vez que te pego no Word essa semana. Se não abrir o Orkut agora, rua!!”. Usar o Orkut no trabalho é crime pra uns, trabalho pra outros. Gravata também.
  • Antigamente, você se desculpava quando alguém ligava e você estava numa reunião. Depois, ainda mandava no MSN: “desculpa, tava fora do computador, mas esqueci online aqui”. Hoje, são tantas redes sociais que o normal é você estar online em 3, 4 ou 50, e quando puder, responder às pessoas. A assincronia é total, deslavada e sem-vergonha.

Cada dia mais, acredito que devemos trabalhar com prazos, e não com vigias e cartões de ponto.

E não tem problema nenhum com isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.