Quase acabando a metade de Jogo de Tronos

Estou escrevendo este post depois de uma longa maratona lendo o segundo livro da Guerra dos Tronos, obra que descobri que foi assassinada já no título em língua portuguesa.

Sério. Em inglês, é Jogo de Tronos. E é assim por um parágrafo maravilhoso e quase sutil. Segundo a versão em inglês:

“The common people pray for the rain, healty children, and a summer that never ends,” Ser Jorah told her. “It’s no matter to them if the high lords play their game of thrones, so long as they are left in peace.” He gave then a shrug. “They never are”.

É uma passagem maravilhosa, no começo do primeiro livro, mas passados já vários capítulos, e que justifica o título. O tradutor brasileiro foi capaz de errar isso, então imagino o que mais ele seria capaz de fazer.

Mais uma vez, vantagem de quem compra a versão kindle.

Mas continuando. É livro de começar a ler e esquecer a vida, parar de comer e ficar horas lendo. A trama é ótima, e suficientemente aberta para ter quatro ou cinco histórias correndo em paralelo. Sabemos que um dia irão se encontrar, e terminarão numa infinita batalha apocalíptica, e bem, estou esperando ansiosamente que chegue. É como se Tolkien escrevesse o Senhor dos Anéis com o ponto de vista de vários protagonistas ao mesmo tempo, contando o que cada um deles faz, e saltando a cada dez páginas de um pro outro. Ele solta um cliffhanger, e pula para outro personagem. O leitor fica tenso, esperando, enquanto outra história se desenrola.

Isso é bacana porque tem horas que você acha o mega-herói um cara nobre e honrado, e tem hora que você acha o grande feladaputa um cara prático e que está fazendo o melhor para si e para o mundo. Não é uma série tão maniqueísta quanto as obras antigas de fantasia. E tem bastante mais putaria e sem vergonhice.

Há muito tempo não lia nada de fantasia tão bacana. Acho até que vou tentar ver a série. 😀

0 Comments on “Quase acabando a metade de Jogo de Tronos”

  1. Eu estou vendo a série, e amando. É muito boa e passa toda essa complexidade dos personagens. Mas já são duas coisas que me instigam a ler o livro: não querer ficar na curiosidade, já que a primeira temporada da série está para acabar, e esses bons comentários. Esses calhamaços que me aguardem! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.