Mais uma bolha estourando na internet

tarraskIsca de conversa0 Comments

bolhas de informação
Ninguém lê os mesmos feeds que eu. Todas as minhas fontes de leituras possuem filtros e estão personalizadas de acordo com os meus interesses. Assim, é muito difícil que eu tenha contato com fontes de informaçãoo cujas visoes de mundo sejam essencialmente diferentes. Por exemplo, é praticamente impossível que um jornal cristão fundamentalista apareça na minha leitura de feeds, e muito menos nos shareds dos meus amigos no google reader. Não tenho amigos cristãos fundamentalistas, não compartilho informações com eles.

pt x psdb na campanha
É um pouco parecido com o efeito que rolava na campanha eleitoral do ano passado: o PT troca informações e discute com o próprio PT, e o PSDB com os tucanos. Não há diálogo entre pontos de vista e ideias opostas, o que termina criando uma bolha, discussões estéreis e atrofia cerebral.

um chamado à etica da internet
Eli Pariser lembra que os editores dos jornais tem a função social de filtrar há relativamente pouco tempo, e esta é importante porque permite que tenhamos acesso a informacoes relevantes, opiniões controversas e a pontos de vista discordantes.

Todos podemos estar errados, em relação a alguma ideia em concreto, mas se o nosso círculo de informações e o nosso filtro não deixam a contradição entrar, ficaremos presos na bolha, sem poder sair, sem poder ver a realidade.

Presos dentro de uma bolha na caverna de Platão, em plena era da internet.

um grande pesadelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *