Todos os talentos necessários para trabalhar com publicidade

Você quer ser publicitário? Desista. E faça isso rápido.

Se não desistiu, tá convencido, ou não acredita na minha opinião, continue lendo. Tenho um link interessante para mostrar, e talvez um post.

Ben Kay fez a lista dos talentos necessários pra conseguir uma boa carreira na publicidade.

A primeira é ter uma ideia, a segunda é apresentá-la bem e a terceira é conseguir executar bem. Mais ou menos o que a gente consegue ver num porfolio de anúncios gráficos. Ou pelo menos podia, há algum tempo.

E as outras sete? São menos importantes? Porque não são ensinadas na faculdade, não são quase discutidas por aí, e, principalmente, MUITÍSSIMA GENTE NEGA que sejam importantes.

Como lidar com os egos, os companheiros de trabalho, opiniões diferentes o tempo todo, gente que cita gente que cita gente que cita gente. Gente que manda. Gente que quer mostrar que manda.

Não é fácil, é quase fazer malabarismos com granadas

Escolher em que lugar entrar. Em que agência sair. A quem pedir conselhos (eu já saí e fui saído várias vezes de lugares que não deveria, e às vezes também não saí a tempo de lugares nos quais não deveria nem ter entrado. E a maioria dos zumbis publicitários fazemos isso.

Lidar com clientes, egos de clientes e opiniões. Lidar com o famoso “eu tenho um amigo que entende de marketing que me disse que…”

Lidar com colaboradores. Fotógrafos. Ilustradores. Programadores. Todo o tipo de gente envolvida.

Enfim, você vai dar a fórmula, a receita, a lista dos talentos necessários?

Vou não. Tem a lista dele, que poderia ser desdobrada em mil outras. A profissão mais antiga do mundo tem mais funções e necessidades, caminhos e percalços do que eu seria capaz de enumerar.

Sério, não dá nem pra organizar a confusão que é o trabalho, quanto mais fazer uma lista dos talentos que você precisa. Mas se você tem talento, o mercado precisa de você. Há tão poucos por aí…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.