Desde ontem, estava encasquetado com algo num projeto de livro de contos que tenho e que, de vez em quando, faço referências aqui no blog. Tinha decidido terminá-lo antes de ir para Miami, porque depois terei pouco tempo. Aproveitei o tempo que tenho agora pra me dedicar a escrever, concentrado, em casa. Algumas historias reorganizadas, outras acabadas, outras em fase de edição.
Alguns dos leitores participaram dando pitacos, lendo historias antigas e as donas @marianarrpp e @entojo estão me devendo a participação delas. Mas não é hora de reclamar.
Consegui fechar, pelo menos na minha cabeça, como será o projeto. Isso permite começar a diagramar, procurar gente pra fazer a edição final de algumas historias, iniciar as ilustrações, decidir índice, todas essas coisas mais burocráticas mas também extremamente divertidas no processo de fazer um livro.
Pessoalmente, não gosto de edições de historias que são apenas coletânes. Pegar tudo o que eu escrevi durante X tempo e juntar num monte de árvore morta não me parece com sentido. Agora que tenho um conceito lógico, posso fechar uma etapa. Nem sei se estou sendo muito claro, mas estou vendo tudo muito limpo, e isso dá vontade de escrever mais. Escrever texto inicial, procurar orelha, discutir a lógica da coisa.
Enfim, o que quero dizer é que estou, neste exato momento, gerando um pdf com uma versão em bruto, algo como o 0.1 do livro. Já tá em nível de alfa, de mandar para outras pessoas lerem, de ouvir críticas, sugestões e revisões ortográficas, de pensar na ordem das historias.
Como eu fiz com o anterior, vou pedir pra algumas pessoas lerem antes. Auto-editor pobre e sem muitos leitores pagantes não se pode dar ao luxo de passar por uma revisão profissional (e bem, pra encontrar os detalhes mais profundos, sempre teremos Bonifácil), e eu só escrevo pra poder conversar, anyways.
Quem quiser, grita aí no formulário de contatos, ou então nos canais habituais.